terça-feira, 3 de junho de 2014

Vivendo o Caminho: Atos sagrados que todos podem fazer!

A magia está em tudo que nós fazemos, desde nosso banho até a comida que nós comemos. Você sabia que você pratica magia todos os dias? Achei um artigo super interessante que relata esses acontecimentos, o artigo estava em inglês, mas peguei em um grupo do facebook onde já estava traduzido.
" Vivendo o Caminho: atos sagrados que todos podem fazer" - Carolina Gonzalez

Uma das perguntas que mais ouço dos meus clientes é "E eu quero ter um Caminho Espiritual - como eu começo?" - bom, a resposta não poderia ser mais simples: Vivendo (o caminho) todos os dias. Entrelaçar a sua vida cotidiana com um conjunto de práticas devocionais regulares irá aumentar e capacitar a sua energia, conectá-lo com as energias e entidades à sua volta, centralizá-lo* e construirá o Poder Pessoal que você vai precisar para ter resultados eficazes em outras práticas que demandem mais, como os feitiços.
("Ground", em textos pagãos em inglês tem como sentido centralizar sua própria energia à terra, como depois de um feitiço/sabá quando comemos um alimento.) 
Tem uma coisa que eu gostaria de explicar antes de começar a falar sobre estas práticas - enquanto eu pratico meu caminho em todos os momentos do meu dia, eu não vivo cercada de pagãos e eu não falo sobre meu caminho ao menos que alguém me pergunte. Ao mesmo tempo em que obviamente eu não estou no "armário das vassouras", sou uma pessoa muito discreta, e as Ilhas Canárias são um lugar onde 99% da população é Católica Romana - não são Católicos extremamente devotos, mas com certeza as pessoas se assustariam com a palavra "bruxa". O estigma social do que eu faço já causou rejeição, mal-entendidos, preconceito, gozação e medo em minha vida.
Eu uso em minha vida todas as práticas descritas a seguir, e não as considero como sendo abaixo das práticas mágicas mais óbvias como o trabalho espiritual. Na verdade, um dos maiores preconceitos que a maioria dos iniciantes têm é a existência da diferença entre a vida e o caminho (*distinção entre prática de magia e vida no dia-a-dia). Não há diferença - sua vida e seu caminho deveriam ser um só e o mesmo. Mesmo que eu nunca mais faça nenhum feitiço na minha vida inteira, apenas por manter essas práticas simples eu ainda seria uma bruxa e ainda estaria conectada ao espírito do mesmo jeito.
Deixe-me dar um exemplo bem claro disso: uma mulher que hoje é minha melhor amiga e irmã é uma bruxa, e foi minha aprendiz por oito anos. Uma aprendiz bem informal, devo dizer, pois nosso relacionamento pessoal sempre foi muito mais importante do que nosso relacionamento mágico. Quando a conheci, ela me pedia repetidas vezes para lhe ensinar a Magia (e com isso ela queria dizer feitiços) e eu sempre dizia "não". Claro que isso a frustrava demais, mas como eu disse, nosso relacionamento era maravilhoso, e eventualmente ela aceitou e parou de pedir.
"Então como é que você pode dizer que ela foi sua aprendiz?" - você pode perguntar. Bem, porque eu tentei ensiná-la meios de ter mais compaixão, ser mais atenta, mais aberta, mais receptiva, menos julgadora, menos negativa, mais responsável, mais autossuficiente. Porque, em minha opinião, isso é o que constrói uma bruxa. As escolhas pessoais dela a respeito de fazer (ou não) feitiços, ou qual panteão adorar (se adorar algum) não são da minha conta e não importam nenhum pouco a mim. O que me importou foi que a mulher maravilhosa, cheia de poder e mágica que eu via nela conseguiu desabrochar completamente e deixou a dor auto-infligida, amargura e negatividade para trás.
E o que aconteceu é que, quase sem perceber, e sem ensiná-la mais do que alguns feitiços simples para situações específicas, e certamente feitiços não mais complexos dos que você pode encontrar no meu blog, ela realmente se tornou uma bruxa. Ela começou a se conectar profunda e inteiramente com seu ambiente; mostrou compaixão e equilíbrio quando ninguém mais tinha à sua volta; ela encarou seus demônios e os derrotou; ela se tornou um com o espírito. Ela encontrou seu próprio caminho para sua própria magia, sua própria voz, seu caminho único - apenas dela. E agora ninguém pode tirar isso dela.
Tem outro motivo para escrever este artigo - todas as práticas apresentadas aqui podem ser feitas por pagãos que estão no "armário das vassouras". Você pode ter uma prática constante e ativa mesmo nos ambientes mais hostis, porque nenhuma das práticas que você lerá após esta introdução depende de entoar feitiços ou usar mantos - não existe nada errado em entoar feitiços ou usar mantos, mas nem todo mundo tem uma família e/ou amigos compreensivos, e muitos pagãos, especialmente os que possuem filhos, precisam deixar sua fé de lado para manter a paz em casa.

As práticas
FAZER CHÁ: Você já viu a cerimônia do chá japonesa? Se não, eu realmente recomendo que você procure no google ou no youtube. Aquecer a água e adicionar o chá ou ervas pode ser algo feito todos os dias, entre qualquer tipo de pessoa, até mesmo no ambiente de trabalho. Ninguém precisa saber que você abençoou a água, ou que você está honrando seus espíritos vegetais enquanto deixa as ervas em infusão. Se você servir o chá a outras pessoas, abençoe o chá silenciosamente antes de servi-lo.

TOMAR BANHO/NADAR: Seja em sua própria banheira, ou no mar / rio / lago, submergir na água é um ato extremamente poderoso de magia. Antes de entrar na água, agradeça aos espíritos da água; quando você estiver dentro d'água, visualize como ela limpa e lhe enche de energia; quando sair, agradeça aos espíritos da água por levarem sua energia negativa embora e lhe limparem.
Usar o simbolismo de números e cores - usar as cores da deidade/espírito a qual você se dedica, escolher um número específico de coisas para enfeitar sua mesa de trabalho, ou pintar seu quarto pode ser um aliado poderoso, especialmente para manter sua energia alinhada a uma deidade ou espírito em particular.

DEIXAR OFERENDAS ESCONDIDAS: o mundo todo é seu altar, e você não precisa ter uma na sua casa (a menos que queira, é claro). Meu marido, por exemplo, sempre carrega uma bolsinha cheia de moedas de centavos em sua mochila, e as deixa em encruzilhadas aqui e ali enquanto ele faz suas coisas durante o dia. Eu guardo os doces que a cafeteria local serve junto com cada chá, e quando tenho um punhado eu os levo a um cemitério abandonado para as pessoas que estão enterradas ali. Até mesmo dar comida aos pássaros no parque mais próximo pode ser uma oferenda aos espíritos dos pássaros / entidades.
 
MEDITAÇÃO E REZA:  você pode meditar e/ou rezar praticamente em todo lugar - a caminho do trabalho, enquanto leva o cachorro pra passear, enquanto espera seus filhos no carro, quando faz uma pausa do trabalho/estudo - e ninguém precisa saber que você está fazendo.
Conectar-se com um lugar de poder - mesmo no ambiente mais urbano, deve existir um lugar para o qual você se sinta atraído, onde você sinta uma energia especial e capacitadora. (Capacitadora no sentido de que te energiza, aumenta sua sensação de poder.) Use este lugar com regularidade como meio de re-focar, centralizar e recarregar suas energias, sempre que puder/quiser.

COMER E COMPRAR CONSCIENTEMENTE: você é o que você come, e sua energia e poder dependem mais disso do que você imagina. Mesmo com o orçamento mais limitado você ainda pode escolher, e fazer o seu melhor para melhorar as escolhas aos poucos. Comer em lugares da sua própria região**** e de acordo com a época não é tão caro quanto pode parecer, e seu corpo e mente mudarão em níveis que você nunca experimentou.
(A autora quer dizer comer em restaurantes, cafeterias e bares que sejam do seu próprio bairro e façam comida de verdade, não uma franquia de sanduíches ou pratos prontos.)
TRABALHAR COM SUAS MÃOS: fiar, tricotar, fazer bijouterias, pintar, fazer colagem, manter diários, marcenaria, carpentaria e até trabalhos menos (supostamente) glamurosos como reparos em sua casa são uma ferramenta muito mais poderosa para uma bruxa do que você poderia imaginar. O processo criativo, aplicado a qualquer habilidade, não só libera muitas emoções, mas também pode ser eficiente para mapear suas inseguranças, medos e claro, suas forças. Use suas mãos como ferramentas maravilhosas para manifestação do seu trabalho ao criar beleza e utilidade.
 
PLANTE COISAS: na sua casa ou área livre (como no caso de hortas comunitárias, por exemplo), jardinagem é uma experiência extremamente energizante em todos os níveis. Meu conselho é começar com ervas fáceis de cultivar como manjericão (ou o seu equivalente local) e conseguir mudas na feira diretamente do produtor ao invés de plantar a partir de sementes, o que é muito mais difícil. Os espíritos das plantas nos ensinam, nos transformam, nos curam e nos protegem.
 
MEXA-SE: ande, dance, cante, faça sexo, corra, pratique esportes. Seu espírito e sua energia dependem muito mais da quantidade de exercício saudável que você faz do que imagina. Assim como comer de modo mais consciente, não importa sua idade ou estado físico, qualquer tipo de atividade física que você faça te dá mais poder e conecta sua energia com o espírito. Não estou falando co objetivo de perder peso ou de se matar - pelo contrário, é sobre amar e honrar seu corpo para aumentar sua habilidade de se tornar receptor e emissor de cura.

DÊ: seja ouvindo alguém que esteja sofrendo e dando conselho, ou sendo voluntário no local de sua escolha, o sacrifício do seu tempo e energia é uma ferramenta mágica extremamente poderosa. Quando a sua compaixão é colocada em uso, você estará fazendo um feitiço de "auto-abençoar", atraindo energia e entidades benéficas para seu caminho.


FONTE: HUMAN PAGANISM | TRADUZIDO POR KAT DRAUGELI

Nenhum comentário:

Postar um comentário