terça-feira, 3 de junho de 2014

Roda do Ano

Roda do Ano é o calendário que simboliza a concepção de tempo dos pagãos. Eles não viam o tempo de forma linear, mas circular, cíclico. Seus calendários levavam em conta não só o ciclo solar, como é o nosso, mas também o ciclo lunar. Originários da tradição celta, os Sabás ocorrem oito vezes ao ano, levando-se em conta a posição da Terra com relação ao Sol: Equinócios e Solstícios. Nessas ocasiões, na Wicca, são homenageadas duas divindades: a Deusa Mãe, ou simplesmente a "Deusa", que simboliza a própria terra, e o Deus Cornífero, O Gamo Rei, protetor dos animais, dos rebanhos e da vida selvagem.
Os Wiccanos celebram diversos festivais sazonais do ano, que são conhecidos como Sabás; estas reuniões são geralmente conhecidas como Roda do Ano e festejam as estações anuais e suas colheitas. Wiccanos mais ecléticos, celebram um conjunto de oito Sabás. Os quatro Sabás (Maiores) que são comuns a todos esses grupos são conhecidos como cross-quarter day, sua origem provém dos antigos celtas da Irlanda, e possivelmente de outras regiões da Europa ocidental. Os quatro grandes Sabás são o Candlemass (Imbolc), May Eve (Beltaine), Lammas (Lughnasadh), e o Halloween
(Samhain).
Os outros quatro festivais comemorados por grande parte dos wiccanos são conhecidos como Sabás Menores, que compreendem o solstícios e os equinócios, sendo eles: Yuletide (Yule), Ostara, Litha e Madron (Mabon).
EM DD SÃO OS NOMES MAIS UTILIZADOS.
 

FONTE:  WIKIPEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário